27 de fevereiro de 2013

A prática educativa

É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que, em um dado momento, a tua fala seja a tua prática.” (Paulo Freire)

Em primeira instância, pode-se dizer que a prática docente é a atividade desenvolvida pelo professor, ou seja, é o ato de ensinar. No entanto, é preciso compreender melhor o que é essa prática e, para isso, identificar alguns dos seus componentes principais. São elementos indissociáveis da prática docente:
 • Aluno – É fator determinante na prática educativa, pois seu relacionamento com o professor e com a disciplina, bem como sua resposta à metodologia de ensino adotada pelo professor, norteiam o planejamento e a operacionalização das aulas. É dever do educador transmitir conhecimentos de modo a atender às necessidades educacionais do aluno, incentivando seu desenvolvimento cognitivo.

• Disciplina – A disciplina é uma ciência, ou seja, uma área de conhecimento sistematizado, com interesses, métodos, objetivos e demais especificidades próprias. Cada disciplina possui sua maneira de averiguar os fatos, às vezes com métodos científicos comuns ou parecidos aos de outras ciências, mas sempre com objetivos específicos de um só campo de estudos.

• Conteúdos de Aprendizagem – Os conteúdos de aprendizagem são saberes pertinentes à disciplina, ou seja, técnicas e abordagens que se ramificam a fim de analisar aspectos diversos, com focos e finalidades vários, dentro de um mesmo tema.

• Objetivos – É o que se espera como resultado da prática educativa, a curto, médio ou longo prazo. Ramifica-se em Geral e Específico;

• Metodologia – É a linha de raciocínio adotada para nortear as ações em sala de aula, ou seja, o conhecimento que orienta a postura do professor. A escolha da metodologia orienta a definição do método de ensino;

• Método – É o conjunto de ações, técnicas ou passos elencados a fim de alcançar, de modo sistematizado, um determinado objetivo;

• Recurso Didático – É todo e qualquer material utilizado em aula como parte do processo de ensinoaprendizagem.

• Avaliação – É o conjunto de atividades desenvolvidas a fim de analisar o desempenho e a evolução cognitiva do aluno. Constitui-se não apenas de avaliações escritas, como provas e trabalhos, mas também da observação do desenvolvimento do educando em sala de aula.


Leia o conto abaixo e tente identificar como se aplicam esses elementos.


O TELEFONE

A aula daquele dia foi especialmente preparada pela professora para enfatizar a importância de escrever o texto com muito cuidado, caprichando nos elos de coesão e atentando à coerência, para que não houvesse prejuízo do sentido. A educadora explicou que os textos são transmitidos muitas vezes, de diversas formas, e que se não forem bem elaborados podem perder sua mensagem original nesse processo. Para exemplificar, solicitou aos alunos que se dispusessem em roda, deixando um breve espaço onde ela poderia permanecer de pé e anunciou que iria apresentar-lhes a dinâmica do telefone sem fio.
Ao final da aula, porém, Joãozinho aproximou-se da professora e disse:
Professora, entendi a proposta de hoje e aprendi o conteúdo, mas fiquei com uma dúvida. Aqui, pudemos ouvir o que o colega diz porque estamos ao seu lado, mas e no telefone com fio, aquele que ligamos na tomada, como nossa voz vai de um lugar a outro?
Com essa questão em mente, e aproveitando o fato de a aula do dia seguinte ser de física, a professora fez um planejamento com base nos tópicos seguintes:

• Disciplina: Física
• Conteúdo: Ondas sonoras
• Objetivo: Conceituar ondas tridimensionais, demonstrando sua aplicação prática e utilidade no cotidiano.
• Metodologia: orientada pelo modelo empirista.
• Método: exposição de conteúdo, dinamização e experimentação através da criação de um telefone de cordel.
• Recurso Didático: 2 copos descartáveis, 1 lapiseira, barbante.

Após expor o conteúdo, conceituando Ondas Tridimensionais e exemplificando no decorrer da explicação, a professora convidou os alunos a fazerem um experimento onde poderiam verificar a veracidade da teoria e perceberem, por si sós, como as ondas se propagam. Para tanto, transmitiu-lhes as seguintes orientações:

• Usando a lapiseira, faça um furo no fundo de cada copo. O furo deve ser bem centralizado;
• Insira a ponta do barbante no furo do copo e dê um nó;
• Agora os copos devem estar ligados pelo barbante. Entregue um copo a um colega, afaste-se a uma pequena distância e fale dentro de seu copo enquanto seu colega aproxima o copo do ouvido.


O que você acha que aconteceu?

Referências Bibliográficas
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CANDAU, Vera Maria (org.) Didática, Currículo e Saberes Escolares. Editora DP&A. Rio de Janeiro: 2002.
CASTRO, Amélia Domingues de. A Trajetória Histórica da Didática. Série Idéias, n° 11, pgs. 15-25. Editora FDE. São Paulo: 1991.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e Interdisciplinaridade. Editora Papirus. São Paulo: 1998
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. São Paulo: 1996.
HADALD, R. Didática e Prática de Ensino: Aspectos Ideológicos, Científicos e Técnicos. Editora EPU. São Paulo: 1981.
JAEGER, Werner Wilhelm, 1888-1961. Paidéia: A Formação do Homem Grego. Tradução: Artur M. Parreira. 4ª ed. Editora Martins Fontes. São Paulo: 2001.
LETRA, Pedagogia ao Pé da. Prática Educativa, Pedagogia e Didática. Disponível em: <http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/pratica-educativa-pedagogia-e-didatica/> Acesso em 03 Fev. 2013.
LIBÂNEO, J.C. Didática. Editora Cortez. São Paulo: 1995.
MIRANDA, Margarida. “Ratio Studiorum”. Disponível em: <http://dererummundi.blogspot.com.br/2010/01/ratio-studiorum-dos-jesuitas.html> Acesso em 18 de Fev. 2013.
PESANHA, José de Américo Motta. Santo Agostinho (354-430) Vida e Obra p. VI – XXIV in Os Pensadores, Santo Agostinho. São Paulo: Abril Cultural 1980.
PLATÃO. A República. Tradução: Enrico Corvisieri. Editora Nova Cultural. São Paulo: 2004.
VEIGA, Ilma P.A. Didática: O Ensino e suas Relações. Editora Papirus. São Paulo: 1996.
ZABALA, Antoni. A prática Educativa – Como ensinar. Editora Artmed. Porto Alegre: 1998.

Fonte das imagens:
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/telefone-sem-fio/4e42d91c5cf358183f00001d.html
http://fazendo-festa.net/wp-content/uploads/2015/05/Telefone-sem-Fio-1.jpg
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