3 de fevereiro de 2013

Didática - O que é?

O QUE É DIDÁTICA?

A Didática é indispensável ao profissional que exerça a função docente, caracterizando-se como disciplina de grande importância em todo e qualquer curso de formação de professores. Talvez por isso, ao mencionarmos a disciplina, seja comum ouvir que “é para quem vai ser professor”; ou, ainda, nos depararmos com críticas que se iniciem com: “fulano é muito inteligente, tem muito conhecimento, mas não tem didática”. No entanto, essas “noções” são muito gerais e não raro quem as emprega desconhece a finalidade e a constituição da disciplina. Assim sendo, nos convém perguntar: Afinal, o que é a Didática?


ANÁLISE ETIMOLÓGICA

Fazenda (2007) nos diz que: a palavra “didática” provém do grego. Deriva do verbo didasko, que significa “ensinar, instruir, expor claramente, demonstrar”. [...] Vejamos outros termos da mesma língua:
• Didaktikós: apto para a docência;
• Didaktiké: ensinando;
• Didaskalía: ensino, com uma acepção dupla no campo do ensino e do teatro.

Derivado do verbo didasko (ensinar, ensino), que significa literalmente o relativo ao ensino, a atividade instrutiva. Portanto, de acordo com essa acepção, poder-se-ia definir a didática como a ciência ou a arte do ensino.

CONCEITO

Desde o princípio, o termo “didática” associa-se ao ato de ensinar, de conduzir o ensino. No Dicionário Aurélio, Didática possui o significado único de “técnica de dirigir e orientar a aprendizagem”.
A momento, interessa-nos conhecer o conceito proposto por Libâneo (1990), quando ele explica que Didática é “uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação formular diretrizes orientadoras da criatividade profissional dos professores” e que “investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre docência e aprendizagem”.
Em síntese, pode-se dizer que a Didática estuda como conduzir o processo de ensino-aprendizagem, como transmitir conhecimentos. É a ciência que ocupa-se das estratégias, metodologias e práticas de ensino e de aprendizagem. Para compreender melhor, entenda o que são alguns elementos inerentes à Didática:

• Aprendizado: é a absorção, aquisição, evolução de saberes e conhecimentos. Impulsiona o desenvolvimento intelectual do educando e reflete-se em ações que exijam seu empenho cognitivo.

• Educação: é o processo evolutivo através do qual o ser humano desenvolve a capacidade física, intelectual e moral. Ocorre em diversas instituições, como a escola, a família, a igreja, a sociedade, etc.;

• Ensino: é a transmissão de conhecimentos e tudo o que ela envolve, abrange ações como a formação e a orientação;

• Pedagogia: é uma ciência que busca estudar e conhecer a teoria e a prática da educação, bem como os elementos a ela relacionados.

São questionamentos base da Didática:





OBJETO DE ESTUDO DA DIDÁTICA

Tendo compreendido o que é a Didática, percebe-se que seu objeto de estudo é a educação, no contexto escolar, bem como suas implicações e elementos constituintes. Assim sendo, são abrangidos pela Didática: estratégias e métodos de ensino, o professor, o aluno e o processo de ensino-aprendizagem como um todo.


O PAPEL DA DIDÁTICA

É papel da Didática:
• Percepção e compreensão reflexiva e critica das situações didáticas no seu contexto histórico e social;
• Compreensão crítica do processo de ensino (competência para transmissão e assimilação dos conhecimentos);
• Compreensão da unidade: objetivos-conteúdos-métodos tarefas importantes de planejamento, direção do processo de ensino e aprendizagem e avaliação.
• Domínio dos métodos, procedimentos e formas de direção, organização e controle de ensino.


POR QUE ESTUDAR DIDÁTICA

Freire (1996) ressalta que “formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas”. É preciso estudar a didática, compreendê-la e empregá-la no cotidiano escolar, enquanto educador, para que o processo de ensino-aprendizagem não figure como uma transmissão de conhecimentos que ocorre de forma limitada e descontextualizada. Para que o ensino se dê de forma eficaz, dentre muitos fatores, é necessário que o professor adote metodologias, métodos e práticas de ensino que atendam às necessidades do educando, garantindo o sucesso de sua formação educacional. Todos esses elementos são abrangidos pela Didática.
Não obstante, a eficácia do ensino resulta da dedicação de ambas as partes ao estudo e empenho constantes. Furter (1986) afirma que “o domínio de uma profissão não exclui o seu aperfeiçoamento. Ao contrário, será sempre mestre quem continuar aprendendo”. O bom educador é aquele que, além de ter domínio sobre o conteúdo proposto, consegue fazer-se ouvir e compreender pelo aluno. Para tanto, é necessário conhecer as muitas formas de transmitir saberes e conhecimentos, de relacionar-se com os discentes, de manter uma comunicação ativa e exitosa. A Didática é a disciplina através da qual é possível aperfeiçoar-se e evoluir não apenas em termos didáticos.



Referências Bibliográficas
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. 19.ed. Editora Brasiliente. São Paulo: 1989.
CANDAU, Vera Maria (org.) Didática, Currículo e Saberes Escolares. Editora DP&A. Rio de Janeiro: 2002.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e Interdisciplinaridade. Editora Papirus. São Paulo: 1998
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. São Paulo: 1996.
HADALD, R. Didática e Prática de Ensino: Aspectos Ideológicos, Científicos e Técnicos. Editora EPU. São Paulo: 1981.
LETRA, Pedagogia ao Pé da. Prática Educativa, Pedagogia e Didática. Disponível em: <http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/pratica-educativa-pedagogia-e-didatica/> Acesso em 03 Fev. 2013.
LIBÂNEO, J.C. Didática. Editora Cortez. São Paulo: 1995.
VEIGA, Ilma P.A. Didática: O Ensino e suas Relações. Editora Papirus. São Paulo: 1996.
ZABALA, Antoni. A prática Educativa – Como ensinar. Editora Artmed. Porto Alegre: 1998.
Print Friendly and PDF

0 comentários:

Enviar um comentário