2 de maio de 2016

Tipos de Texto e Gêneros Textuais



TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS

Tipos Textuais são classificações adotadas a partir da forma como o texto se apresenta, considerando elementos como função, estrutura e contexto.
Os principais tipos textuais são:

   Narrativo:
Predominante em gêneros como crônica, romance, fábula, piada, novela, conto de fadas, etc.

    Descritivo:
Predominante em gêneros como retrato, anúncio de classificados, receita culinária, etc.

   Argumentativo:
Predominante em gêneros como manifesto, sermão, crítica, monografia, redação dissertativa, etc.

   Explicativo ou Expositivo:
Predominante em gêneros como aulas expositivas, conferências, livros didáticos, dicionários, etc.

   Injuntivo ou Instrucional:
Predominante em gêneros como horóscopo, propaganda, receita culinária, manual técnico, etc.


Gêneros Textuais são textos com características, funções e contexto semelhantes.
Alguns gêneros textuais são:
   Carta;
   Email;
   Crônica;
  Etc.



























TEXTO NARRATIVO

NARRAR consiste em contar ou relatar acontecimentos, que podem ser reais ou imaginários, protagonizados por personagens e que se produzem em um espaço e tempo determinados.

Não há texto puro!

A maior parte dos textos narrativos inclui sequências descritivas e dialogadas


ELEMENTOS DO TEXTO NARRATIVO
• Alguém que conte a história: narrador
• Fatos: é fundamental que aconteça algo no texto, que haja ação.
• Personagens que sejam alcançados pelos fatos ou que os provoquem.
• Tempo e espaço determinados.
• Responde a pergunta: o que aconteceu?

Observe um exemplo de texto narrativo:

SONO PESADO (CLÁUDIO THEBA)

Toca o despertador
e meu pai vem me chamar:
- Levanta, filho, levanta,
Tá na hora de acordar.

Uma coisa, no entanto,
impede que eu me levante:
Sentado nas minhas costas,
há um enorme elefante.

Ele tem essa mania,
todo dia vem aqui.
Senta em cima de mim,
e começa a ler gibi.

O sono, que estava bom,
fica ainda mais pesado.
Como eu posso levantar
com o bichão aí sentado?

O meu pai não vê o bicho,
deve estar ruim da vista.
Podia me deixar dormindo,
enquanto ia ao oculista...

Espera um pouco, papai...
Não precisa ser agora.
Daqui a cinco minutos,
o elefante vai embora...

Mas meu pai insiste tanto,
que eu levanto, carrancudo.
Vou pra escola, que remédio,
com o bicho nas costas e tudo.



ESTRUTURA DO TEXTO NARRATIVO

Apresentação:
Situa o leitor na história, apresentando-lhe as personagens, o local e o tempo em que ocorrem os fatos;

Complicação:
Introduz um elemento desencadeador de um conflito, um problema, que é responsável por movimentar a história;

Clímax:
É o momento de maior tensão da narrativa, quando o conflito se torna insustentável e força a modificação na situação inicial;

Desfecho:
Apresenta a situação em que se encontram as personagens após a resolução do conflito.




TEXTO DESCRITIVO

Descrever é representar pessoas ou coisas, listando suas características e particularidades.
Quem descreve pretende provocar, na mente do leitor, uma imagem semelhante à impressão real que ele recebeu ao perceber o objeto em que centra sua atenção.

A descrição é um gênero textual facilmente identificável!

ELEMENTOS DO TEXTO DESCRITIVO
• Adjetivos qualificativos
• Figuras de linguagem como metáfora, comparação, prosopopeia...
• Preferências verbais como ser, estar, parecer…
• Responde a pergunta: como é?

A DESCRIÇÃO pode ser:
• Objetiva
Quando o alvo da descrição é apresentado em seu sentido literal, real. Não há impressões pessoais.

Ex.: José é um rapaz de 20 e poucos anos, de pele morena e olhos castanhos, que trabalha no comércio de sua cidade. Recentemente, casou-se e teve filhos.

• SUBJETIVA
Quando há envolvimento emotivo, com descrição em sentido figurado.
Ex.: Jeca Tatu era um pobre caboclo que morava no mato, numa casinha de sapé. Vivia na maior pobreza, em companhia da mulher, muito magra e feia e de vários filhinhos pálidos e tristes.
 


TEXTO ARGUMENTATIVO

ARGUMENTAR é defender uma opinião ou tese, apresentando motivos/razões.

Seu objetivo é expressar opiniões para defender ou rebater uma ideia ou tese!

ELEMENTOS DO TEXTO ARGUMENTATIVO
• Linguagem Objetiva e formal
• Impessoalidade
• Coerência e finalidade
• Introdução, desenvolvimento, conclusão
• Responde a pergunta: o que penso sobre isso?


Introdução

Deve ser breve e clara

Apresenta o tema

Pode introduzir a tese

Desenvolvimento
É onde os argumentos que justificam a tese são explorados, expandidos

Conclusão
Contém um resumo ou síntese das ideias expostas no texto. Reafirma a tese.


   


 


TEXTO EXPLICATIVO OU EXPOSITIVO

EXPOR é falar sobre algo para que alguém conheça ou compreenda o assunto.

O objetivo é informar e difundir conhecimentos sobre um tema!



ELEMENTOS DO TEXTO EXPOSITIVO
• Informa e divulga conhecimentos sobre um tema
• Intenção didática: possibilita que o receptor conheça o assunto ou amplie seu conhecimento sobre ele
• Aparece mesclado a outros tipos de Texto
• Tem introdução, desenvolvimento e Conclusão
• Responde a pergunta: o quê e por quê?

Ex.:



TEXTO INJUNTIVO OU INSTRUCIONAL

O TEXTO INJUNTIVO ou INSTRUCIONAL tem o objetivo de ensinar a realizar determinadas ações. Pode ordenar ou aconselhar.

ELEMENTOS DO TEXTO INJUNTIVO OU INSTRUCIONAL
• Linguagem clara e objetiva
• Faz uso do Imperativo e demais formas verbais que indicam pedido/ordem
• Induz à execução de ações/procedimentos por meio de passos detalhados
• Utiliza elementos gráficos como ilustrações, números, símbolos…
• É um dos mais presentes na vida cotidiana


1. Considerando a tirinha abaixo, crie um texto. Você pode transformar o tema em narração, elaborar um passo a passo ao estilo do texto injuntivo, criar a descrição para um novo produto, etc.


















 


Referências Bibliográficas

AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. Novas Palavras. Volume 3. São Paulo: FTD, 1997.

FARAGO, Jorge Luiz; LIMA, Robson Luiz Rodrigues de. et. al. Ensino Médio: 3ª série. Volume 1. Curitiba: Positivo, 2012.


NICOLA, José de. Língua, Literatura e Produção de Textos. Volume 2. São Paulo: Scipione, 2013.
PELLEGRINI, Tânia & FERREIRA, Marina. Palavra e arte: 2º grau. São Paulo: Atual, 1997. 
ROQUE, Flávia; Völker. Língua Portuguesa. Coleção Estudo. Volume 1. Belo Horizonte: Bernoulli, 2014.

Fonte das Imagens
ROQUE, Flávia; Völker. Língua Portuguesa. Coleção Estudo. Volume 1. Belo Horizonte: Bernoulli, 2014.
http://www.centrodemidias.am.gov.br/dmdocuments/15F9POR010P2.pdf
http://www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html
https://cardiogym.files.wordpress.com/2012/03/dia-del-medico.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilDcaIQd4lvs6aZRQ-CVa5Ah5qTTp_96HP1K3N0e6Fco6wVY62dOJXbZFFNCSrRRTIOSLpYFp_j5LBzwi2W9FNuP9SZLIx-dbP55QzICQ3os1qdguFK1-8MXqZNSb1ofzeSKS_4GGu0o_y/s200/texto+expo.JPG
http://www.folhape.com.br/blogdosconcursos/wp-content/uploads/2014/12/concurso-01.jpg
http://vidadeprogramador.com.br/2012/03/13/descricao-do-produto/


Print Friendly and PDF

1 comentário: